Diversos tratamentos não farmacológicos podem ser utilizados para o tratamento das dores lombares. Mesmo que eles não resolvam completamente a sua dor, com certeza algum alívio eles trarão.
- Compressas quentes ajudam no relaxamento da musculatura enquanto sua aplicação, além de agir melhorando a irrigação sanguinea local! Sempre ter cuidado com a temperatura, pois compressas quentes demais podem causar queimaduras!
- Exercícios devem ser direcionados a cada caso, porém o repouso absoluto é, na maioria das vezes, contraindicado! Sempre procurar ajuda de um profissional para orientação. Tai chi e Yoga são exemplos muito bons e frequentemente citados nos guidelines sobre dor lombar.
- Fisioterapia é tratamento de primeira linha para o tratamento das lombalgias. Além do fortalecimento da musculatura e alongamento dos tendões, a fisioterapia tem a capacidade de, muitas vezes, até regredir uma hérnia lombar!
- Você sabia que quanto pior for a sua percepção sobre a causa da sua dor, pior será essa dor? Pois é, estudos mostram que a capacidade de uma pessoa catastrofizar seus sintomas está relacionado com a sua percepção de dor! Logo, estar bem psicologicamente ajuda a lidar melhor com suas dores.
Lembrem-se sempre: individualizar cada caso é essencial e a avaliação de um especialista em dor ajudará a direcionar seu tratamento!
Interessante, não? Gostou? Compartilha!