Anestesiologia e o Anestesiologista

Por Dr. Pedro Ferro, seu médico de dor em Maceió ou Telemedicina (Brasil)

O que é a Anestesiologia

A anestesiologia é uma especialidade da medicina.

Para formar-se anestesista, é necessário realizar faculdade de medicina por 6 anos e mais três anos de especialização ou residência médica em anestesiologia.

O que o Anestesiologista faz

O anestesiologista cuida do paciente em todos os momentos, do pré operatório ao pós operatório.

O pré-operatório é uma consulta médica realizada antes da cirurgia, o qual o anestesista conversa com o paciente sobre a sua história médica, presença de doenças pré-existentes ou outras alterações e solicita exames caso necessário.

Além disso, é explicado o tipo de anestesia que será administrada, suas complicações, efeitos colaterais e retirado todas as dúvidas em relação a anestesia.

O intraoperatório é o momento durante a cirurgia. Neste momento, o anestesista cuida de todos parâmetros hemodinâmico do paciente, como pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma.

Ainda, utiliza-se de procedimentos para evitar que o paciente tenha lembrança do momento cirúrgica e que tenha dor no pós-operatório.

O anestesista fica do lado paciente durante todo o período da cirurgia, protegendo-o e cuidando-o.

O pós-operatório é o momento após a cirurgia. Esse momento é dividido em dois momentos: no pós-operatório dentro do centro cirúrgico, onde o paciente sai da sala de cirurgia e é encaminhando para uma sala de recuperação da anestesia e fica por volta de 1hora a 1 hora e meia recuperando-se da anestesia, e o segundo o momento após ser encaminhando para quarto, onde o anestesista avalia o paciente, caso o mesmo apresente dor pós-operatória.

A relação da medicina da dor com a anestesiologia 

Estas duas especialidades estão interligadas. O anestesiologista utiliza das técnicas anestésicas para evitar que o paciente tenha dor no pós-operatório e fique confortável.

O médico de dor utiliza-se de medicamentos, procedimentos intervencionistas e terapias não medicamentosas, como terapia cognitivo comportamental para melhora dor.

Em algumas escolas, a anestesiologia é uma especialidade de pré-requisito para fazer a especialização em dor.

Os tipos de anestesias

Há diversos tipos de anestesia, como:

Sedação

É uma anestesia a qual medicamentos são administrados no paciente para dormir e não lembrar da cirurgia, ou seja, promovem uma proteção no cérebro. É diferente da anestesia geral.

Anestesia Geral

É uma anestesia realizada com o objetivo de fazer o paciente dormir, não lembrar da cirurgia e promover uma neuroproteção. A diferença da anestesia geral para a sedação é que naquela é feita uma intubação orotraqueal, e o paciente fica mais confortável para cirurgia.

Em alguns tipos de cirurgia, pelo tempo ou pelo tamanho da cirurgia, é indicado anestesia geral para maior conforto e segurança do paciente.

Raquianestesia

É uma anestesia realizada nas costas, onde é administrado anestésico local para bloquear os nervos e o paciente não sentir as pernas e, assim, poder ser realizada a cirurgia. Está tecnica normalmente é associada a sedação ou anestesia geral.

Peridural

É uma anestesia realizada nas costas, onde é administrado anestésico local para bloquear os nervos e o paciente não sentir a região que será bloqueada. A anestesia peridural pode ser feito nas costas a nível lombar, torácico ou cervical. Além disso, pode ser deixado um cateter para ajudar na analgesia após a cirurgia.

Bloqueio de nervos periféricos

Bloqueio de nervo periférico é a interrupção da transmissão nervosa no nervo. O bloqueio pode ser feito em várias regiões do corpo para vários tipos de cirurgia com o objetivo de promover a analgesia tanto no intraoperatório, quanto no pós-operatório. Deste modo, o paciente tem uma melhor recuperação cirúrgica, no pós-operatório, sem dor.

A escolha do tipo de anestesia para a cirurgia

O tipo de anestesia escolhida é sempre a mais simples, mais segura, que forneça mais conforto e melhor analgesia pós-operatória, não tenha contraindicações e seja aceita pelo paciente, de acordo com a cirurgia a ser realizada.

A anestesia pode ser diferente, para um mesma cirurgia, realizada em pacientes diferentes, pois pode ser que o tipo de anestesia não seja indicada para determinado paciente.

Compartilhe
Fale via WhatsApp
Sua Mensagem

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais